Magia VS. Agtísmo
Se a magia em Eralfa cobra um preço tão
alto (a própria energia vital da pessoa praticante), por que alguém iria
preferir ser um bruxo em vez de ser um ágtis? A resposta para tal pergunta é
simples. Para ser um ágtis é necessário possuir uma fonte de renda financeira
bem estável. Isto porque ser um pesquisador Ágtis pode ser bem caro devido aos
investimentos necessários para si criar certos efeitos milagrosos.
Por exemplo: Um ágtis precisa criar uma
bola de fogo para atacar um grupo de ladrões que invadiram seu laboratório.
Além de ele necessitar ter previamente preparado todos “fetiches” (uma mistura
de pó químico com alguns óleos inflamáveis encapsulados em um cilindro de vidro
e uma pedra faísca que acenderá instantaneamente um pequeno pavio localizado na
ponta do cilindro ao ser lançado sobre os invasores...) para criar o efeito,
ele terá tido um enorme gasto com pesquisas e aquisições dos componentes
necessários.
Já
se fosse o caso de ser um bruxo ou mago, ele não necessitaria de “fetiches”
visto que seus efeitos milagrosos dependem unicamente da sua força de vontade.
Gestos, palavras ou fetiches apenas incrementam os seus caprichos e nenhum mago
em sã consciência gastaria várias moedas de ouro com fetiches sejam eles de
qualquer tipo. Ele simplesmente imaginaria o efeito tendo em mente que quanto
maior o efeito, mas alto as sequelas ao seu corpo.
Outro exemplo: Um mago muito poderoso
deseja atacar uma vila. Ele sobe em uma colina próxima à vila, ergue os braços
para os céus e exige que caísse uma chuva de pedras na vila. Seu clamor em
palavras inteligíveis dura por vários minutos até que inexplicavelmente pedras
começam a cair sobre a vila destruindo casas e matando pessoas. O mago se
refugia em algum esconderijo, pois durante as próximas horas seu corpo estará
muito debilitado.
No caso do ágtis, ele planejaria com
antecedência o ataque. Gastaria dias armando cataputas previamente colocadas ao
redor da vila com o auxílio de alguns aprendizes ou de trabalhadores muito bem
pagos para garantir que eles mantenham o silencio. Planejaria um modo de
acioná-las ao mesmo tempo em um único comando seu e só então colocaria em
prática seu ataque à vila. Caso ele fosse atacado por algum morador da vila,
teria ainda forças para fugir ou contra atacar.
Um Ágtis deve ser inteligente para
elaborar seus efeitos. Um mago deve ser sábio para saber quando utilizar seus
poderes.
A
maioria dos Ágtis provém de famílias nobres com recursos financeiros elevados,
mas há exceções. Da mesma forma que nem todo bruxo descende de uma família
pobre ou amargurada por alguma fatalidade.
Existem sim, bruxos com um senso de
bondade muito forte. Contrariando os planos de Bël-Teâncun, alguns feiticeiros
em vez de espalharem maldade e destruição, se sacrificam utilizando suas magias
em sacrifício pelos necessitados, auxiliando muitos e na maioria das vezes se
tornando mártires lembrados por gerações após a suas mortes.
Legal, jogar com um ágti deve ser um exercício de criatividade!
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